Quem somos

Épiceries (venda, em francês), não é uma cadeia de supermercados, nem uma vitrina pelo comércio equitativo!

Epiceries é a primeira ONG de educação popular pela diversidade e pelos direitos culturais.

A nossa missão é a formação de mulheres e homens a traves de métodos concretos com a finalidade de inculcar-lhes os direitos culturais e assim conseguir ser criador de paz.

Bastão que fala

A base da nossa formação: aprender a equilibrar democraticamente a palavra com o bastão que fala. O bastão da um verdadeiro peso à palavra das pessoas mais vulneráveis.

A luta pela paz se aprende, se pratica, se compartilha

O que pretendemos

  • atender as pessoas, sozinhas o em grupo, que foram vulneradas nos seus direitos fundamentais, e conduzi-las ao reconhecimento das violações e das discriminações que sofrem e até o reconhecimento da sua dignidade;
  • permitir que cada pessoa atendida possa ajudar os outros, para conseguir -assim- a multiplicação eficaz dos nossos métodos

Apostamos pela educação popular

Nossos cursos são concebidos para desenvolver atitudes de paz. Baseiam-se na repetição e a ritualização de gestos e atitudes que favorecem a pacificação e ao mesmo tempo integram praticas ancestrais como o bastão que fala ou o círculo de palavra, sem esquecer o uso das redes sociais, assim como outras novas tecnologias de comunicação.

Os cursos são dinâmicos e interactivos, incluindo imagens, música, jogos de papéis, teatro interactivo, jogos de mesa, películas, leituras. E são oferecidos por uma rede de profissionais em educação para a paz, em ritualização e trabalho simbólico, em métodos psicofísicos e na mediação cultural.

Os voluntários das redes pela paz participam de formações continuas, de maneira regular.

Peace Building in Goma, DRC

Trabalhamos em conjunto com as equipas Épiceries-SVP na RDC, Épiceries-SOFEMA no Niger, nossa equipa de investigação no Costa Rica, e também em associação com o Instituto Interdisciplinar de Ética e Direitos Humanos (IIEDH) da Universidade de Friburgo, na Suíça.

A sede de Épiceries fica em Friburgo, na Suíça. A ONG nasceu depois de bonitos encontros em África em 1994, antes de resplender. Participamos em alguns projectos no Niger, na RD Congo, na Suíça, no Costa Rica, no Quebec, e com umas comunidades tibetanas, especialmente no Nepal.

Épiceries é signatária da Declaração de Friburgo, membro da plataforma de ONG sobre a diversidade e os direitos culturais, assim como da rede social do Observatório de Direitos culturais. Ademais, Épiceries é membro de HumanRights Suíça e do Clube pela Unesco de Friburgo, onde coordena o grupo de trabalho encarregado da mediação cultural.

Contando com quase 200 membros activos na África e na América central, e outros cinquenta membros mais na Europa e no Canadá, os compromissos e a visão de Épiceries enriquecem-se da competência e experiência dos membros dos países do Sul… Algo incomum!